Ar condicionado portátil vale à pena?

Quer saber se comprar um ar condicionado portátil vale a pena? Veja os prós e os contras desse aparelho e a opinião de quem usou.

Ultimamente, os dias de verão têm sido cada vez mais quentes, os ventiladores não tem dado conta de nos refrescar e pensamos em como seria bom ter um ar condicionado em casa. Mas se, assim como eu, você mora em prédio, provavelmente, este tipo de obra de instalação não é permitido.

Hummm! Que pena, né? Nada disso! Atualmente, é possível encontrar o ar condicionado portátil. Mas será que vale mesmo à pena comprar o ar condicionado portátil? Confira abaixo as vantagens e desvantagens deste novo tipo de eletrodoméstico.

Ar condicionado portátil vantagens e desvantagens

Visão frontal do Ar Condicionado Portátil

Visão frontal do Ar Condicionado Portátil

Vantagens:

  • Apesar de ser pesado, o ar condicionado portátil tem rodinhas, o que permite que possa ser mudado para outros cômodos da casa. Pessoas que tem casa na praia ou no campo podem levá-lo em suas viagens ou até pessoas que moram de aluguel e precisam mudar-se, podem levar o aparelho também;
  • Além de refrescar, também pode ser usado como umidificador e desumidificador de ar;
  • Não é necessário pagar a visita de um técnico de instalação;
  • Assim como os modelos fixos, o ar condicionado portátil possui funções timer e sleep, além de controle remoto, o que permite que o aparelho seja desligado durante a noite.

Desvantagens:

  • O equipamento costuma ser muito barulhento, o que pode incomodar durante o dia e atrapalhar o sono durante a noite;
  • É necessário lembrar-se de esvaziar o reservatório de água para que não ocorra nenhum vazamento;
  • Normalmente, ar condicionado portátil consome muita energia elétrica, se comparado a outros aparelhos de mesma ou superior potência;
  • Apesar de ser de fácil transporte, há um grande tubo extensor para jogar o ar quente fora;
  • Não funciona bem em cômodos grandes, como por exemplo, cozinha americana integrada com sala ou sala de jantar junto à sala de estar;
  • O valor costuma ser alto, por volta de R$1.300,00 a R$2.300,00;
  • A temperatura não costuma ficar tão baixa quanto em um ambiente com ar condicionado split, ou seja, refresca o ambiente, mas não gela;
Visão traseira do ar condicionado portátil (detalhe para a saída de ar)

Visão traseira do ar condicionado portátil (detalhe para a saída de ar)

Nota do editor sobre ar condicionado portátil

Após pesquisar, usar o ar condicionado portátil, ler posts e ver vídeos de pessoas que também compraram o ar condicionado portátil, concluí que não vale à pena comprar este equipamento. Tudo bem que a pessoa economizará com a instalação, mas a dor de cabeça que o aparelho dará depois não compensa. Só de olhar o texto que escrevi acima, fica claro que o número de desvantagens é maior. É um produto caro, barulhento, assisti a vídeos e li textos que dizem que o ar quente vaza pelo duto para o ambiente, então não fica tão fresco assim.

Por exemplo, sei que meu pai comprou este ar condicionado portátil para o apartamento dele e nunca vi o aparelho ligado, ou seja, é um gasto de dinheiro à toa. Prefiro continuar com meu ventilador, que foi bem mais barato.

Se mesmo depois de ler meu texto você decidir que quer um ar condicionado portátil, é importante lembrar-se destas dicas:

  • Compare preços e marcas e verifique se há assistência técnica em sua cidade ou próxima de sua casa;
  • Verifique se a potência do produto é compatível com o tamanho do cômodo a ser refrigerado;
  • Cheque se o aparelho desliga automaticamente quando a água atinge a capacidade total do reservatório;
  • Certifique-se de que o equipamento é vendido nas versões 110 e 220 volts ou se terá que comprar transformador;
  • Veja se o ar condicionado portátil escolhido se adapta a todos os tipos de janela.

E você já conhece o ar condiciona portátil? Dê sua opinião e nos diga se para você vale a pena ou não comprar esse tipo de aparelho.

Resumo
Data
Item
Ar condicionado portátil
Nota do autor
5

Comente com o Facebook

Deixe um comentário =)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*