10 dicas para fazer uma redação nota dez

Aprenda a fazer a redação nota dez com nossas 10 dicas para escrever um bom texto, de forma simples você vai ver que redação não é tão difícil assim.

A redação está presente em diversas situações, como entrevistas de emprego, concursos, vestibulares e provas diversas e em sua grande maioria ela é responsável por boa parte da nota por isso é muito importante fazer uma redação nota dez, mas você realmente sabe como escrever e expor seus pensamentos no papel?

Hoje trazemos há vocês uma lista com 10 dicas para fazer uma redação nota dez, claro, que a nota vai depender do seu empenho, treinamento e estudo sobre o tema abordado e aspectos da boa escrita, mas não se desespere com nossas dicas fica mais fácil estudar e assim se tornar um expert no assunto.

Aprenda a fazer a Redação nota dez

Aprenda a fazer a Redação nota dez

10 dicas para fazer uma redação nota dez

Separamos nossas dicas em tópicos, assim fica mais fácil para você ver em que pontos tem mais dificuldades e se concentrar neles, mas claro, não vale deixar nenhum ponto de lado pois são todos de suma importância para que você produza bons textos e tenha boas notas nas avaliações.

De olho no modelo da redação

Saiba qual o modelo da redação

Saiba qual o modelo da redação

A primeira coisa que deve fazer é ficar de olho no tipo de redação que irá escrever, isso porque uma redação pode ser narrativa ou dissertativa, já falamos aqui sobre cada um deles, explicando todos os aspectos e obrigatoriedades sobre estes textos, inclusive temos bons modelos para você se basear, veja abaixo.

Aproveite nossos modelos para tirar suas dúvidas e aprender a utilizar todos os elementos que devem estar presentes em uma redação nota 10.

Tenha calma

Mantenha a calma e a concentração

Mantenha a calma e a concentração

Muita gente quanto se depara com uma redação começa a ficar nervoso, esse é um grande problema, pois nestes casos os pensamentos tendem a fugir e você pode acabar não conseguindo transferir para o papel tudo aquilo que deseja, por isso, respire fundo e procure manter a calma, afinal, a redação não é um bicho de sete cabeças.

Organize suas ideias

Organize as ideias

Organize as ideias

Depois que souber o tema da redação você precisará organizar suas ideias, uma boa dica é pegar uma folha de rascunho e definir em tópicos tudo que lembra do texto que deseja escrever, depois disso é só ir organizando estes tópicos em ordem cronológica, se aplicável, e começar a colocar em prática a sua redação.

Um bom escritor é um bom leitor

Um bom leitor é um bom escritor

Um bom leitor é um bom escritor

A redação nota dez precisa ter começo, meio e fim, como qualquer tipo de texto, mas para conseguir ter consistência no texto é preciso conhecer um pouco o assunto, não é preciso ser um expert, porém, se você não souber nada sobre o tema a tarefa fica um pouco mais complicada, no geral o tema da redação é definido previamente e consiste em um tema atual e que está na mídia, desta forma ler jornais e acompanhar as principais noticias do Brasil e do mundo é importante.

Saiba o que está escrevendo

Conheça os termos que está usando na redação

Conheça os termos que está usando na redação

Além de conhecer o tema que está sendo abordado na sua redação é importante também que você saiba as palavras que está usando, isso costuma ocorrer com frequência, as pessoas se empolgam na hora de colocar o texto no papel e procuram utilizar uma linguagem mais rebuscada e acabam por se atrapalhar, por isso, procure fazer o básico, nada de usar palavras difíceis só para impressionar quem estiver corrigindo, o básico é suficiente.

Dê olho na ortografia

Conhecer a língua portuguesa é de suma importância

Conhecer a língua portuguesa é de suma importância

Além de evitar palavras difíceis é preciso também conhecer o básico da língua portuguesa, principalmente conjugação verbal e utilização de acentuação e pontuação, já dizia um professor meu “na duvida utilize a virgula”, desta forma me tornei uma pessoa que até peca na hora de utilizar esse tipo de pontuação, mas antes errar pelo excesso do que pela falta de virgulas que pode comprometer o entendimento do texto, o ideal é revisar cada frase escrita e ver se ela realmente tem sentido.

A questão da caligrafia

Você precisa se fazer entender

Você precisa se fazer entender

Desde pequeno fui obrigado a melhorar minha caligrafia, sofri nos primeiros anos escolares tentando melhorar a forma da minha letra e confesso que ainda hoje ela não é das melhores, porém, em redações  procuro caprichar na letra, isso porque quem irá corrigir a redação não terá muita paciência para tentar entender o que está escrito, por isso capriche na caligrafia, afinal, não adiante um ótimo texto se ninguém entende o que está escrito lá.

Procure saber antes qual é o tema da redação

Saber o tema é meio caminho andado

Saber o tema é meio caminho andado

Muita gente se queixa que não consegue colocar no papel os pensamentos na hora de escrever uma redação nota dez, porém, na maioria dos casos o problema está no domínio do texto, já dissemos isso acima, mas devemos reforçar. Em muitos casos o tema da redação pode ser conhecido previamente, nestes casos estude e leia muito a respeito.

Caso a redação seja para um concurso ou até mesmo para o Enem procure saber como foi a redação nas provas anteriores, assim você consegue ter uma noção do tipo de tema que será abordado, caso seja conhecimentos gerais procure ler todas as notícias de destaque nos meses que antecedem a prova, como por exemplo “gastos da Copa” e “manifestações no Brasil”, estes dois temas são atuais e hoje estão sendo usados em diversas provas.

Treine, treine muito pequeno gafanhoto

O treino leva a perfeição, neste caso leva a redação nota dez

O treino leva a perfeição, neste caso leva a redação nota dez

Isso mesmo, a pratica leva a perfeição e isso se aplica também na redação nota dez, quando mais treinado você estiver melhor será seu desempenho, ou seja, procure criar textos com temas aleatórios. Peça para amigos avaliarem e darem a sua opinião, caso tenha acesso peça para um professor ajudar na correção de suas redações, assim, você poderá saber como está seu desempenho e poderá corrigir os pontos que mais tem dificuldade.

Se estiver difícil procure ajuda

Admitir a dificuldade e procurar ajuda não é vergonha para ninguém

Admitir a dificuldade e procurar ajuda não é vergonha para ninguém

Se mesmo com todas essas dicas você ainda estiver encontrando dificuldades para desenvolver a redação nota dez procure ajuda de um profissional, aulas de reforços com professores particulares são ótimas para que você treine e aprenda melhor como escrever um bom texto e uma excelente redação.

E você conseguiu escrever a redação nota dez? Onde está encontrando mais dificuldades? Utilize os comentários abaixo e deixe sua mensagem e não se esqueça de compartilhar nas redes sociais.

Veja também...

2 Comentários

  1. Sempre que escrevo uma redação eu fujo do tema principal, principalmente no clímax, e sempre perco pontos… Tem alguma dica?

  2. José Maria Teodoro disse:

    O último vestibular que eu fiz,fui bem em todas as matérias,mas zerei em redação.Para mim,é na hora da redação que vem o nervosismo,e me da um branco.

Deixe um comentário =)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>