Redação Narrativa, Como fazer, Modelos Prontos

Aprenda a fazer uma ótima Redação Narrativa, aprendendo quais são os elementos básicos e a estruturação de uma narração, veja também um modelo pronto para que você use como inspiração.

Chegou a hora daquele exame ou até uma entrevista de emprego e você percebe que no final existe um campo e uma solicitação para que você faça uma redação narrativa, mas redação não é tudo igual? Não, existem diferentes tipos de redação, ela pode ser narrativa, dissertativa ou descritiva, cada uma com uma característica especifica, por isso é preciso conhecer os diferentes tipos para que você não se dê mal na hora de redigir o texto.

Já falamos anteriormente aqui sobre como fazer uma redação dissertativa, e hoje vamos explicar um pouco mais sobre a redação narrativa e daremos um exemplo no final do texto para que você consiga tirar todas as suas duvidas e possa se dar bem na hora de escrever sua própria redação.

Aprenda a fazer uma redação narrativa nota 10

Aprenda a fazer uma redação narrativa nota 10

Antes de mais nada é preciso falar mais uma vez que para escrever bem é preciso conhecer a língua portuguesa, pois muitos testes descontam pontos por erros gramaticais e até de concordância, e a melhor maneira de conseguir escrever bem e conhecer a língua portuguesa é lendo, por isso, não deixe de ler bastante, esta é uma das melhores maneiras de aproveitar seus pontos fortes e produzir bons textos.

Como fazer uma redação narrativa

Na redação dissertativa é predominante o argumento, embasado em pesquisas e conhecimentos gerais, já na narrativa o autor deverá descrever uma ação ou um conjunto de ações, desta forma antes de começar o texto o melhor é definir quem serão os personagens, o cenário, o tempo e o enredo da trama.

A narrativa na redação vem de narrar, que por sua vez vem de contar, neste caso um acontecimento ou um fato, e para ilustrar ainda mais e prender o leitor na sua redação narrativa, quanto mais descrições você conseguir transmitir sobre o personagem, o cenário e o tempo melhor.

A estruturação da redação narrativa se dá como a dissertativa, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão, abaixo você vê como cada uma é representada no texto:

Introdução – É aqui que você  irá situar o leitor, falando do personagem, do cenário e do tempo.

Desenvolvimento – Como o nome diz você deverá desenvolver sua narração, ou seja, falar sobre o enredo e preparar o leitor para o ápice, ou conclusão.

Conclusão - Aqui é onde você deverá esclarecer todos os acontecidos e dar um desfecho a sua trama.

Sabendo disso é hora de prepararmos o ambiente de nossa redação narrativa, lembrando que ela pode ser romântica, dramática ou até mesmo humorística, a questão é fornecer os elementos ao textos, como vemos exemplos de cada um deles abaixo:

Narrador – Neste caso você, que é quem deverá contar a história ao leitor.

Personagem – Pode ser único ou envolver vários personagens, com protagonistas e antagonistas, existem também os personagens secundários, o ideal é que para começar você centre sua narração em apenas um personagem.

Espaço ou cenário – Onde acontece a trama? Em uma floresta? Um navio? Ou seja, é onde se passa seu conto.

Tempo: Aqui você deverá descrever qual o intervalo de tempo que os fatos ocorrem, dias, meses, horas, semanas? Quem manda é você, este tempo pode ser psicológico (sem exatidão) ou cronológico.

Modelo de redação narrativa

Agora que você aprendeu como fazer uma boa redação narrativa é hora de ver nosso modelo, lembrando que este modelo é apenas para fins de pesquisa, sendo que você deverá produzir seu próprio texto.

Bianca e o grande problema.

Bianca era uma jovem prestes a atingir a maioridade, para financiar seus estudos em uma grande universidade de sua cidade, desde cedo a jovem teve que buscar um emprego, porém, com o mercado em crise tudo que Bianca conseguiu foi em uma central de telemarketing, resolvendo problemas dos clientes de uma grande empresa de computadores. Logo em seu primeiro dia vem a primeira situação complicada, quando um cliente entrou em contato já bastante exaltado querendo solucionar seu problema, logo no primeiro contato Bianca já sabia que teria um atendimento complicado, e o pior, seu supervisor fiscalizava tudo na grande central de atendimento da empresa.

Era inicio da manhã e com muito bom humor devido ao seu primeiro dia de trabalho Bianca atende sua primeira ligação:

- Central de Atendimento, Bianca Cristina, bom dia!

Sem nenhum cordialidade o cliente já revela seu problema para a atendente.

- Bianca, quero uma solução imediata ao meu problema ou entrarei em contato com a administração.

Bianca já tremendo e com medo de receber uma avaliação negativa logo no seu primeiro dia tentou resolver o problema do cliente.

- Tudo bem sr., tentarei solucionar o problema agora mesmo, em que posso ajudar?

- Meu computador não funciona. Disse o homem do outro lado da linha.

- Ok, o senhor consegue ligar o computador ou ele nem dá sinal? Perguntou pacientemente a jovem.

- Não, ele não liga, eu aperto o botão e ele não funciona, nenhum barulho nem nada, quero uma solução imediata.

Bianca já em pânico não sabia o que fazer, tentou realizar testes remotos no computador do cliente mas de nada adiantou, relutantemente a jovem pediu ajuda ao seu supervisor que, por sua vez, não conseguia realizar nenhum procedimento na maquina do cliente.

Passaram-se mais de 15 minutos entre perguntas e respostas, e o cliente cada vez mais exaltado, já a ponto de ofender Bianca e questionar suas capacidades o clientes avisou:

- Olha Bianca, chega, vou entrar em contato com a administração!

Em um ato de desespero Bianca perguntou:

- Sr. quando foi a ultima vez que o computador funcionou?

Eis que responde o cliente com um tom de voz bastante exaltado:

- Foi ontem durante o dia quando a faxineira estava limpando o escritório, e…

- Senhor, o computador está ligado na tomada. Interrompeu Bianca inocentemente, não imaginando que essa poderia ser a causa do grande problema.

- Bom, deixe me ver… (respondeu o cliente)

Minutos se passaram e o cliente nada mais falava, até que Bianca perguntou:

- O senhor já verificou?

Do outro lado da linha uma surpresa:

- Tu… tu… tu… (de tamanha vergonha o cliente desligou o telefone).

Foi assim que Bianca percebeu que nem todo grande problema precisa de uma grande solução, as vezes a resposta está bem embaixo do nosso nariz.

* Redação Narrativa produzida por Paulo Macedo exclusivamente para o Portal Mooblo.

Conseguiu identificar todos os elementos da redação narrativa? Ainda tem duvidas sobre o tema? Utilize os comentários abaixo deixando suas duvidas e opiniões, e não deixe de curtir e compartilhar nas redes sociais.

Veja também...

72 Comentários

  1. menina filosofica disse:

    como se faz uma narrativa de viagem ?preciso rapidopra uma prova por favor me ajudem!

    • Redação Mooblo disse:

      Basta você descrever toda a viagem, sempre tomando cuidado para ter começo, meio e fim. A redação de viagem é simples, pois você descrevendo como foi a viagem fica muito fácil o desenvolvimento.

  2. Gostei dessa redaçao otima

  3. Não pensei que uma redação deste gênero seria tão interessante. Parabéns pela redação. para finalizar, que cara burro, poderia pelo menos ver se o computador estava ligado kkkkk…

  4. Maria da Silva disse:

    Adorei essa redação, me ajudou bastante no exame que terei hoje a tarde, espero que continue colocando em seu blog redações como essa, espetaculares e bom de ler…”sem palavras para descrever”!

  5. adilson araujo disse:

    gostei muito valeu agora tenho mais clareza sobre o assunto muito obrigado senti que estava na sala de aula depois de um bom tempo sem praticar essa redação modelo foi muito bem elaborada valeu.

  6. Q BOM VCS ESTAO DE PARABENS, POS FAZEM UMA GRANDE OBRA VOU DAR CONTINUIDADE ESTOU APRENDENDO E A FORMA DE RETRIUIR-VOS SERAR ENSINANDO ALGUEM

  7. extraordinário, amei esta redação muito bem elaborada!
    Parabéns ao criador desta extraordinária redação.

  8. paulino gonçalves da silva disse:

    achei muito bom, vou me espelhar nele pra mim aprender mais, e mais show.

  9. Daniel braga texeira disse:

    Adorei as dicas, são boas vou me espelhar melar pra mim ter uma boa nata e principalmente um bom conhecimento na escrita.

  10. Angélica Silva disse:

    como faço pra escrever uma redação narrativa com o tema: “Quem sou eu”?

Deixe um comentário =)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>