Cores Primárias, Secundárias e Terciarias – Estudando Artes

Conheça as cores primárias, as cores secundárias e as cores terciárias, veja porque cada uma delas recebe esse nome e quais são essas cores.

Nos esforçamos sempre para trazer diversas dicas relacionadas a educação, e as artes também passam pela educação por isso hoje vamos falar um pouco sobre as cores primárias, secundárias e terciarias que são base para qualquer tipo de arte que iremos fazer, desde simples pinturas ou colorir desenhos até combinações de cores.

Trabalhar com cores é sempre muito divertido e a diversão deve fazer parte de qualquer classe de estudos de artes, afinal, exercícios maçantes podem acabar fazendo com que o aluno não se sinta motivado o suficiente para realização das mais diversas tarefas.

Como dito hoje o tema são as cores, mais precisamente as cores primarias, secundárias e terciarias, dividimos cada etapa em um tópico assim o entendimento fica mais fácil e você verá que entendendo as cores primárias é possível compreender como as cores funcionam de forma geral nas artes.

Você conhece as cores primárias, secundárias e terciárias?

Você conhece as cores primárias, secundárias e terciárias?

Cores Primárias

No total temos três cores primárias, são elas: Vermelho, Amarelo e Azul. Elas recebem este nome pois são conhecidas como as primeiras cores, ou seja, não é possível obtê-las com nenhum tipo de mistura de cores já utilizando estas três é possível criarmos qualquer tipo de cor, vamos conhecer cada uma das cores.

Azul, Amarelo e Vermelho são as cores primárias

Azul, Amarelo e Vermelho são as cores primárias

Azul

O azul é a cor da concentração, representa a fé e a firmeza nos propósitos, além de melhorar a concentração ainda aguça nossa mente.

Amarelo

O amarelo é uma cor alegre que representa o otimismo, está diretamente ligada ao sol e a sua energia.

Vermelho

Dentre as cores quentes o vermelho pode ser considerado o rei, ou seja, a cor mais quente de todas, representa a vitalidade, a energia e a coragem, podendo representar também a emergência ou urgência.

Cores Secundárias

As cores secundarias são formadas pela combinação de duas cores primarias, são elas o Roxo, o Verde e o Laranja, abaixo você confere como chegar a cada uma destas cores.

Laranja, Verde e Roxo são Cores Secundárias

Laranja, Verde e Roxo são Cores Secundárias

  • Laranja representa a combinação de vermelho com amarelo;
  • Verde representa a combinação de azul com amarelo;
  • Roxo ou Violeta representa a combinação de vermelho com azul.

Cores Terciarias

Azul esverdeado, amarelo alaranjado e vermelho arroxeado são exemplos de cores terciárias

Azul esverdeado, amarelo alaranjado e vermelho arroxeado são exemplos de cores terciárias

As cores terciarias nada mais são que a representação da mistura de cores primarias com cores secundárias, desta forma é possível chegarmos em diversas cores como vermelho arroxeado, amarelo alaranjado, azul esverdeado, note que as cores terciarias sempre recebem os nomes das cores que lhe deram origem.

E agora você conhece as cores primárias, secundárias e terciárias? Tem alguma dúvida? Utilize os comentários abaixo e participe deixando suas mensagens e compartilhe nas redes sociais.

Veja também...

Um comentário

  1. Muito bom e claro para quem tem dúvida no estudo das cores.

Deixe um comentário =)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>